06/11/2013

ARTIGO*

Alberto Silva, o político bom exemplo.

         No dia 28 de setembro de 2013 completaram quatro anos de óbito do extraordinário Alberto Silva, um herói esquecido e sem homenagens. Desprezado em Parnaíba sua cidade natal e onde foi sepultado ainda não nomearam avenida, rua, praça ou prédio público de expressão que valorize seu grande exemplo de trabalho, quando governador. Uma falta de consideração dos políticos atuais com a lembrança deste exemplar parnaibano! Com a morte de Alberto Silva (28/09/2009) não perdemos apenas o ex-deputado federal, ex-senador, ex-governador, ex-prefeito de Parnaíba etc., perdemos o homem de ideias e realizações que melhorou a qualidade de vida do nosso povo e que mudou a mentalidade do piauiense que era um povo derrotista, acanhado e atrasado. Ele melhorou e desenvolveu o Piauí em todos os setores.
         Os governos de Alberto Silva, nos períodos de 1971 a 1975 e 1987 a 1991, chamaram a atenção do Brasil com o desenvolvimento e a integração que promoveu no Estado com estradas, asfalto, esporte e lazer. Uma pesquisa da Universidade Federal do Piauí mostra que mais de 50% das grandes obras construídas no Piauí foram iniciadas e concluídas por Alberto Silva. Realizou tantas obras que é difícil decidir qual a mais importante.
         Considerado o governador que mais fez investimento para inserir o turismo e desenvolver o Piauí, promoveu também uma revolução na educação com a construção de escolas, universidades e institutos. Na saúde, fez reformas e implantou hospitais em Teresina e no interior do estado, onde construiu mais de 60 hospitais regionais em várias cidades. Levou água tratada da AGESPISA a mais de 80% dos municípios do estado e em seu governo implantaram a eletrificação por energia hidroelétrica em 83 das 114 sedes municipais da época. Como homem de visão, criou em 1973 a PIEMTUR para promover o turismo no estado e planejou a navegabilidade do Rio Parnaíba, mostrando a importância da revitalização e da preservação do nosso rio que estava em processo muito grande de assoreamento. Tentou por diversas vezes viabilizar o Porto de Luís Correia.
        Teresina ficou com ares de cidade grande e desenvolvida, recebendo um tratamento especial de estruturação e planejamento para o futuro com obras viárias e estruturais. Alberto Silva reformou e ampliou a sede do governo, o Palácio de Karnak (com projeto paisagístico do renomado Roberto Burle Marx), construiu o parque Zoobotânico, o Estádio Albertão, o Terminal de Petróleo de Teresina, o prédio da CEPISA, o Tribunal de Justiça, o HDIC (Hospital de Doenças Infecto Contagiosa), a Maternidade Evangelina Rosa, o Hospital da Polícia Militar, reformou o Theatro 4 de Setembro e reformou e ampliou o Hospital Getúlio Vargas. Criou o Instituto de Perinatologia e o Instituto Antonino Freire (onde se prepara todos os professores do Estado). Comprou o terreno e construiu o Prédio da Universidade Federal do Piauí e fundou todas as Escolas Polivalentes de Teresina. Aterrou e construiu a Avenida Raul Lopes (também os terrenos onde estão localizados os shoppings Center’s).
        Foi quem arquitetou a Av. Higino Cunha, a Marechal Castelo Branco, a Duque de Caxias e a Gil Martins. Fez a Avenida Nossa Senhora de Fátima, a Av. João XXIII, como também uma das pontes (vias) que ligam esta avenida a Av. Frei Serafim. Construiu a ponte da Primavera ou Universidade (quando presidente da EBTU). Construiu o Park Potycabana e o dique de proteção do Park. Iniciou a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Teresina deixando pronto aproximadamente 200 quilômetros de rede de esgoto. Arquitetou a primeira urbanização da Av. Frei Serafim e arborizou as praças e avenidas de Teresina, tendo plantado como destaque a nossa típica carnaúba. Em Campo Maior construiu o monumento do Jenipapo.
        Com mentalidade futurista tem como sua obra de engenharia mais interessante à construção do pré-metrô de Teresina, quando com os recursos federais, conseguiu diminuir custos e realizar muitas obras importantes para melhoria da capital. Com verbas da REFESA para o rebaixamento dos trilhos da ferrovia que liga Fortaleza-Teresina-São Luiz, evitou as constantes interdições no fluxo dos veículos na Avenida Frei Serafim, enquanto passava o trem no cruzamento com a Avenida Miguel Rosa. Com o material (areia) que era retirado para o rebaixamento dos trilhos, criou vários outros benefícios para a cidade, como o aterramento do pântano que hoje estão os shoppings, a construção do Park Potycabana e o prolongamento da Avenida Maranhão até o Iate Clube.
         Um piauiense, parnaibano, fez de Teresina uma cidade mais feliz, organizada, urbanizada, comercial, progressista, com objetivos e uma líder interestadual. Alberto Silva antes de falecer escolheu Parnaíba para morada eterna de seu corpo. Talvez com isto quisesse dizer aos teresinenses, que o admiravam: Agora é a vez de vocês promoverem o desenvolvimento de nosso Estado, em especial de minha querida Parnaíba.

Paulo Neves*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem