31/10/2013

Projovem Urbano reinsere 180 jovens na sala de aula em Cajueiro da Praia


Pelo menos 180 jovens de Cajueiro da Praia voltaram às salas de aula através do Programa Nacional Projovem Urbano. A aula inaugural do projeto foi realizada na noite de ontem (29), na escola municipal Oscar Lima. O principal objetivo é ajudar jovens de 18 a 29 anos a concluírem o Ensino Fundamental e a conquistarem uma vaga no mercado de trabalho.
“O nosso público alvo inclui jovens que já estavam afastados da escola há algum tempo. Para eles, que já têm uma família e que precisam trabalhar, a escola deixou de despertar interesse. O programa resgata esses estudantes e ainda oferece a eles uma oportunidade de ter uma profissão”, destacou a secretária municipal de Educação, Izabel de Brito.
Ela conta que todos os inscritos no programa irão receber uma bolsa mensal no valor de R$ 100. O curso tem duração de 18 meses e, ao todo, foram formadas cinco turmas. “Para receber a bolsa o aluno deve ter uma freqüência escolar de no mínimo 75%. Caso contrário, a bolsa é cortada”, completou. As aulas vão acontecer diariamente das 18h30 às 21h30, na escola Oscar Lima, em Cajueiro da Praia. Para atender os jovens que moram nos povoados a prefeitura está disponibilizando o transporte escolar.
“Nós temos consciência da importância desse Programa para o desenvolvimento da nossa juventude. Dessa forma eles podem voltar à escola e ganhar uma oportunidade para mudar de vida”, destacou a prefeita Vânia Ribeiro, durante a aula inaugural do Projovem.
A área do curso escolhida pelo município é a telemática, com oferta de aulas nas seguintes ocupações: operador de microcomputador, Helpdesk, Telemarketing (vendas) e Assistente de Vendas (informática/celular). As inscrições do Projovem Urbano foram iniciadas em março desse ano e, mesmo assim, nem todas as vagas foram preenchidas, já que a oferta era de 200 vagas. “Nós tentamos atrair esses jovens mostrando a eles que sem a educação não é possível progredir. A educação é a chave de tudo”, conclui Izabel.
Vale lembrar que ao final do curso os jovens receberão um certificado de qualificação profissional e ainda o histórico escolar, atestando a conclusão do Ensino Fundamental.

Juliana Nogueira

Nenhum comentário: