Pelo menos 180 jovens de Cajueiro da Praia voltaram às salas de aula através do Programa Nacional Projovem Urbano. A aula inaugural do projeto foi realizada na noite de ontem (29), na escola municipal Oscar Lima. O principal objetivo é ajudar jovens de 18 a 29 anos a concluírem o Ensino Fundamental e a conquistarem uma vaga no mercado de trabalho.
“O nosso público alvo inclui jovens que já estavam afastados da escola há algum tempo. Para eles, que já têm uma família e que precisam trabalhar, a escola deixou de despertar interesse. O programa resgata esses estudantes e ainda oferece a eles uma oportunidade de ter uma profissão”, destacou a secretária municipal de Educação, Izabel de Brito.
Ela conta que todos os inscritos no programa irão receber uma bolsa mensal no valor de R$ 100. O curso tem duração de 18 meses e, ao todo, foram formadas cinco turmas. “Para receber a bolsa o aluno deve ter uma freqüência escolar de no mínimo 75%. Caso contrário, a bolsa é cortada”, completou. As aulas vão acontecer diariamente das 18h30 às 21h30, na escola Oscar Lima, em Cajueiro da Praia. Para atender os jovens que moram nos povoados a prefeitura está disponibilizando o transporte escolar.
“Nós temos consciência da importância desse Programa para o desenvolvimento da nossa juventude. Dessa forma eles podem voltar à escola e ganhar uma oportunidade para mudar de vida”, destacou a prefeita Vânia Ribeiro, durante a aula inaugural do Projovem.
A área do curso escolhida pelo município é a telemática, com oferta de aulas nas seguintes ocupações: operador de microcomputador, Helpdesk, Telemarketing (vendas) e Assistente de Vendas (informática/celular). As inscrições do Projovem Urbano foram iniciadas em março desse ano e, mesmo assim, nem todas as vagas foram preenchidas, já que a oferta era de 200 vagas. “Nós tentamos atrair esses jovens mostrando a eles que sem a educação não é possível progredir. A educação é a chave de tudo”, conclui Izabel.
Vale lembrar que ao final do curso os jovens receberão um certificado de qualificação profissional e ainda o histórico escolar, atestando a conclusão do Ensino Fundamental.
Juliana Nogueira
Juliana Nogueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário