02/07/2021

Sindicato pressiona prefeitos para que bancários sejam incluídos na vacinação contra Covid no Piauí

 A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 17 de janeiro de 2021 no Brasil. Desde o primeiro momento a categoria dos bancários a nível federal e estadual iniciou as articulações para incluir os trabalhadores das unidades bancárias no Plano Nacional de Imunização (PNI). Isso porque a categoria não foi incluída no plano elaborado pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde.


No Piauí, a vacinação iniciou no dia 18 de janeiro. Entretanto, foi somente em 8 de junho que a Comissão Intergestores Bipartite do Piauí (CIB-PI) delegou aos municípios a possibilidade de distribuírem as doses de vacina recebidas da seguinte forma: 50% para o público por idade, 30% para aqueles que têm comorbidade e 20% para as categorias essenciais.

O Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI), através de sua diretoria, trabalhou nos bastidores para garantir a inclusão dos colaboradores das unidades bancárias na vacinação contra a Covid-19 nos municípios. Ao todo, foram enviados 38 ofícios às maiores cidades piauienses solicitando essa inclusão. Contudo, alguns conselhos municipais não apreciaram a matéria ou apreciaram e escolheram não incluir os bancários no grupo prioritário. Mesmo a categoria estando desde o início da pandemia na linha de frente.

Até o momento, segundo levantamento realizado pelo SEEBF/PI, somente 21 cidades no estado vacinaram bancários. Entre elas estão: Água Branca, Altos, Amarante, Canto do Buriti, Curimatá, Elesbão Veloso, Esperantina, Francisco Santos, Fronteiras, Itaueira, Jaicos, Luis Correia, Paulistana, Picos, Pio IX, Piracuruca, Piripiri, Santa Cruz do Piauí, Simões, Simplício Mendes e União.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem