O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através da Coordenação Regional 5, promoveu a III Reunião Técnica Interinstitucional/2019 sobre o trânsito de veículos nas praias, em atenção à Recomendação Nº 01/2016 do Ministério Público Federal, através da Procuradoria da República no Município de Parnaíba – PI.
Presentes: Membros representantes do Grupo de Trabalho (GT) da ação de disciplinamento do trânsito de veículos na praia do litoral do Piauí: Superintendência do Patrimônio da União no Piauí, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Luis Correia, APA Delta do Parnaíba, ONG Instituto Tartarugas do Delta, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio, FAEPI, SEBRAE-PI, Federação Motociclismo, Jeep Club do Piauí, SETUR-PI entre outros.
A Coordenadora do ICMBio, Ana Célia Coelho, disse que um dos principais objetivos da reunião era o de “nivelar, com as instituições envolvidas, as estratégias empreendidas para o cumprimento da legislação pertinente e sobre as competências de cada ente no que diz respeito a regulamentação do trânsito de veículos nas praias, a partir da definição de medidas para coibir essa atividade que ameaça a biodiversidade, a segurança dos banhistas e consequentemente compromete a atividade turística”.
As praias piauienses reúnem particularidades ambientais que favorecem a desova das cinco espécies de tartarugas marinhas, principalmente daquelas criticamente ameaçadas de extinção, que são as tartarugas-de-couro e as tartarugas-de-pente. O trânsito de veículos nessas áreas destroem os ninhos e compactam a areia dificultando o nascimento dos filhotes.
Werlane Mendes Presidente do Instituto Tartarugas do Delta (ITD) apresentou que o trabalho de Pesquisa de Manejo e Conservação das tartarugas marinhas no litoral, em particular na região da APA Delta do Parnaíba, vem sendo realizado há mais de 11 anos pelo Instituto Tartarugas do Delta e como resultado positivo, consegue-se identificar áreas prioritárias para desova e as espécies que utilizam esse território durante o comportamento reprodutivo.
Anselmo Pimentel (Jeep Club) parabenizou as inciativas do GT e ressaltou que os jipeiros não concordam em trafegar nas praias, situação verificada especialmente em temporadas e feriados por turistas desinformados, defendeu que seja intensificado um trabalho de educação para reforçar que nosso litoral é importante área de desova das tartarugas, além da necessária segurança aos banhistas.
Nesta reunião estabeleceu-se, com vistas à ampliação da divulgação da campanha, confeccionarem-se materiais informativos, os quais serão utilizados em ações de educação planejadas a ocorrerem em locais de grande circulação: shopping, escolas, universidades, equipamentos comerciais nas praias (bares, restaurantes e hotéis), etc, ação ainda pendente de planejamento para sua execução.
Outro produto a ser trabalhado neste processo socioeducativo é a divulgação da campanha em outdoors nas cidades de Parnaíba e Luis Correia. A arte foi confeccionada pelo Núcleo Operativo de Comunicação, com a participação dos demais membros do “GT Veículos na Praia Não”.
Ascom ICMBIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem