08/11/2013

Trabalhadores e empresas beneficiados com ações de saúde do SESI


Em atendimento ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), 60 trabalhadores das empresas Ciplast foram atendidos pelo Serviço Social da Indústria do Piauí (SESI-PI) com a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). A ação foi realizada recentemente na própria indústria, por meio da Unidade Móvel de Saúde Ocupacional.
De acordo com a gerente da área de saúde do SESI-PI, Teresa Cronemberger, a Unidade conta com dois consultórios, onde os colaboradores são atendidosprimeiramente por uma enfermeira e depois passam por uma avaliação médica para a emissão do Atestado. Segundo ela, o documento define se o funcionário está apto ou inapto para a realização de suas funções dentro da empresa.
“Os exames são periódicos e quando realizados nas unidades móveis dentro da indústria evita o deslocamento dos trabalhadores para locais distantes do ambiente de trabalho beneficiando também a empresa porque não afasta por muito tempo o trabalhador da linha de produção”, afirmou a gerente.
“Promover a saúde, prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho traz resultados positivos para a empresa como: melhoria da saúde do trabalhador, redução do absenteísmo, redução de acidentes de trabalho, redução de doenças ocupacionais, entre outros”, afirma o superintendente do Departamento Regional do SESI do Piauí, Mardônio Neiva.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Zé Filho, “ações como estas visam preservar a saúde e integridade dos trabalhadores, com detecção precoce, monitoramento e controle de possíveis danos à saúde do trabalhador causados pelos riscos existentes no ambiente de trabalho”.
O SESI do Piauí realiza exames, programas de orientação, conscientização e prevenção, que têm como objetivo cuidar da saúde e qualidade de vida do trabalhador da indústria.

ASCOM - FIEPI

Nenhum comentário: