12/03/2019

Setur orienta municípios para atualização do novo Mapa do Turismo


Desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos é uma das razões para o Ministério do Turismo (Mtur) realizar o cadastro dos municípios no Programa de Regionalização e, com isso, atualizar o Mapa do Turismo Brasileiro.

A orientação é que os municípios busquem informações mais detalhadas quanto ao calendário da unidade federativa de seu estado. No Piauí, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) se disponibiliza por toda parte relacionada a dúvidas dos gestores municipais.

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Bruno Correia Lima, é importante que os gestores acompanhem os prazos de atualização. “Queremos ressaltar a importância de ter os municípios piauienses incluídos no Mapa do Turismo, além de fortalecer nossos destinos, o Mtur terá a classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região”, ressalta o gestor, acrescentando ainda que o contato pode ser feito pelos telefones: (86) 3216-2664/3216-6000 ou mesmo se dirigir até a sede da Setur localizada em Teresina, na Avenida Antonino Freire, 1473, Ed. Antonieta Araújo, 2° andar.

De acordo com o MTur, a lista de critérios obrigatórios para integrar o mapa inclui a necessidade do município ter um órgão de turismo em atividade, conselho municipal de turismo funcionando e orçamento próprio destinado ao turismo, além de possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastur. São eles: meios de hospedagem; agências de viagem; parque temático; acampamento turístico; organizadoras de eventos; guia de turismos e transportadoras turística.
“Estamos muito confiantes com os bons resultados que teremos nesta próxima edição do mapa e, para isso, contamos muito com o apoio dos gestores estaduais e municipais”, comenta o secretário nacional de Estruturação do Turismo do MTur, Robson Napier.

Cronograma

- Fevereiro a março de 2019: Mobilização dos gestores municipais e realização das oficinas regionais e estaduais;
- 01 de abril a 30 de julho de 2019: Cadastramento e inserção dos documentos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo, no endereço eletrônico www.sistema.mapa.turismo.gov.br, e validação das regiões turísticas junto aos Fóruns e/ou Conselhos Estaduais de Turismo;
- 31 de julho de 2019: Encerramento do Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo;
- 01 a 15 de agosto de 2019: Ministério do Turismo faz coletânea do banco de dados do Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo;
- Agosto de 2019: Publicação da portaria que define o número de municípios e regiões turísticas que deverão compor o Mapa do Turismo Brasileiro 2019.

Fonte: Mtur
Autoria: Ascom Setur

Nenhum comentário: