12/03/2018

Internet para Todos leva inclusão digital para mais de 55 milhões de brasileiros

Divulgação
Cinquenta e cinco milhões de brasileiros devem ser beneficiados com o programa Internet para Todos, lançado na tarde desta segunda-feira (12), em Brasília. O termo de adesão junto ao ministro Gilberto Kassab (PSD) e o Presidente Michel Temer (MDB) foi assinado por quase 3 mil prefeitos. Do Piauí, participou 58 prefeitos de 130 prefeituras já cadastradas no programa. 
Kassab adiantou que o objetivo é expandir cada vez mais o acesso à informação e à internet de qualidade. “A segunda etapa do programa deve ser iniciada em até três semanas, o que fará com que nós atinjamos 100% da cobertura digital nos municípios brasileiros. Os Prefeitos que não conseguiram se cadastrar ou não foram contemplados na primeira fase, já podem correr atrás da documentação e solicitar a participação”, disse. 
O coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio Cesar (PSD/PI), falou da qualidade do Programa e a importância dele para o Brasil. “O projeto mais que tudo representa a universalização da internet, o marco histórico nas comunicações, estreita ainda mais as diferenças entre rico e pobre, atinge diretamente na educação de quem vive longe das grandes cidades e melhora a qualidade no atendimento hospitalar, fico feliz de ser um dos idealizadores desse projeto e de ver a repercussão que teve no meu estado, nessa primeira etapa 130 prefeituras foram aprovadas, esperamos que que todos os municípios piauienses sejam beneficiados e atinja 100% da população”, disse. 
A partir do mês de maio, os municípios contemplados nesta primeira fase do programa começam a receber as antenas. O serviço será executado pela empresa norte americana Viasat, contratada pela Telebras. Em contrapartida, as prefeituras devem indicar onde serão instaladas as antenas para a distribuição do sinal de internet e arcar com despesas de energia elétrica e segurança da área. A expectativa é que ao menos 200 antenas sejam instaladas por dia.
 
Conexão via satélite
A internet oferecida pelo programa será conectada via Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem 18 anos de vida útil e recebeu R$ 3 bilhões em investimentos do governo brasileiro.
Cidades da região norte como: Luis Correia, Caxingó, Caraúbas, Buriti dos Lopes. Murici dos Portelas e Bom Principio do Piauí, foram contempladas na primeira etapa do projeto. 

Isolda Monteiro/Ascom

Nenhum comentário: