03/04/2017

Prefeito Mão Santa recebe Grupo “Guará” e garante apoio à 10ª Parada LGBT de Parnaíba


Representantes do Grupo Guará estiveram quinta-feira (30) reunidos com o prefeito Francisco de Assis Moraes Souza – Mão Santa, para tratar da organização e realização da X Parada LGBT de Parnaíba.

A Parada LGBT de Parnaíba é um evento que já faz parte do calendário anual de atividades do município, levando alegria e descontração para as pessoas que participam e presenciam o espetáculo.

O vice-presidente do Grupo Guará, Wellington Araújo, enfatizou as várias conquistas que os LBGTs já alcançaram nesses muitos anos de luta, mas frisou que muitas outras barreiras ainda precisam ser quebradas para diminuir o preconceito e principalmente a violência.

“O Grupo Guará foi criado em 28 de outubro de 2003. No ano de 1996, nós fizemos a nossa primeira parada que, na verdade, foi uma “pré-parada”, um embrião da nossa festa. A parada LBGT, prefeito, é uma festa que organizamos todos os anos, sempre no dia 28 de junho, em homenagem a “revolta de stonewall”, que foi um movimento que aconteceu nos EUA, em 1940, onde homossexuais que eram violentados se rebelaram contra seus opressores. Esse dia ficou conhecido mundialmente como dia do orgulho gay”, destacou Wellington Araújo.

“Na verdade, foi de onde surgiu todo o movimento que ficou conhecido como “dia do orgulho Gay”. Foi depois desse movimento que o mundo inteiro passou a pensar em movimentos para chamar atenção da população. Esse “dia do orgulho gay” ficou sendo o dia que nós vamos para as ruas festejarmos o direito de sermos diferentes, ou seja, que nós não temos vergonha de nossa condição, não precisamos nos esconder e que temos o direito de ir às ruas para festejar a alegria de sermos quem nós somos. Esse é o intuito principal da parada, por isso é que chamamos de “parada do orgulho”. É o dia em que nós dizemos ao mundo que nos orgulhamos de sermos o que somos até mesmo porque não é pecado, não é doença, não é imoralidade é apenas uma condição nossa enquanto seres humanos”, pontuou Romário Ráwlyson, Presidente do Grupo Guará.

Os representantes do Grupo Guará trouxeram algumas reivindicações ao prefeito, Mão Santa. As três principais são: Apoio financeiro para a realização do movimento, a criação de uma superintendência de direitos humanos no organograma do governo e a priorização de cotas em conjuntos habitacionais para pessoas LBGTs.

O prefeito Mão Santa agendou outra reunião com o grupo e com alguns secretários para viabilizar as reivindicações e ajudar no que for possível para a plena realização da X Parada LGBT de Parnaíba.

ASCOM - PMP

Nenhum comentário: