03/04/2017

Piauí sediará 6ª Reunião Nacional das Administradoras de ZPEs


A cidade de Parnaíba vai sediar a 6ª Reunião das Administradoras de ZPEs do Brasil, evento realizado anualmente pela Secretaria Executiva do Conselho Nacional das ZPEs (CZPE). A definição foi tomada na 5ª reunião, que foi realizada nos últimos dias 30 e 31 de março, em Fortaleza, na sede na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A proposta de realizar a 6ª reunião em Parnaíba foi lançada pela secretária executiva do CZPE, Thaise Pereira Pessoa Dutra, por conta dos avanços no processo de implantação da ZPE piauiense, considerada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) a ZPE do Agronegócio, por seu perfil industrial voltado à transformação dos produtos regionais.

Participaram também do encontro em Fortaleza, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Marcos Jorge de Lima; o presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Cardoso; o diretor administrativo Carlos Teles, o diretor técnico Dinarte Porto; os assessores técnicos Djalma Lacerda e Pádua Ramos; e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Piauí, José Icemar Lavor Néri (Nerinho), representando o governador Wellington Dias. No segundo dia do encontro, os participantes visitaram as instalações do Porto do Pecém e da Companhia Siderúrgica do Pecém.
A 6ª reunião das Administradoras das ZPEs, que acontecerá em Parnaíba, a ser realizada no próximo ano, servirá mais uma vez para a troca de experiências sobre a implantação desses projetos inovadores no país. O presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Cardoso, em sua fala como palestrante do evento enfatizou o compromisso do governo do Piauí, Wellington Dias, com a retomada do crescimento econômico e o combate ao desemprego. “A ZPE Parnaíba é um indutor de desenvolvimento no estado do Piauí e do nordeste do país. O compromisso do governador Wellington Dias é muito forte com a consolidação da ZPE do Piauí, que abre a oportunidade de viabilizar ainda mais o agronegócio em todo o Estado como um elo importante da cadeia produtiva de alto valor agregado, criando assim muitos postos de trabalho e renda”, afirmou.
Paulo Cardoso disse ainda que em 2018, o Piauí irá receber a 6ª Reunião das Administradoras das ZPEs e compartilhar esta experiência pioneira que objetiva promover grandes transformações no cenário sócio-econômico regional, bem como discutir o contínuo aperfeiçoamento do regime.

F. Carvalho
Assessor de Comunicação 

Nenhum comentário: