04/04/2017

ATI apresenta projeto tecnológico educacional da Google à Seduc

Google For Education é a tecnologia que vai aliar os diversos serviços online da Google, por meio de parceria com a ATI, à educação estadual.


A Agência de Tecnologia da Informação – ATI apresentou projeto de plataforma tecnológica e educacional à secretária Estadual de Educação Rejane Dias na última segunda-feira (03). Google For Education é o nome do sistema que visa aliar os diversos serviços online da Google, por meio de parceria com a ATI, à educação estadual.

Raul Ishikawa foi o representante da multinacional durante a mostra. “A ideia é apresentar o projeto Google For Education que poderá ajudar a Seduc tanto na parte administrativa quanto na parte pedagógica, é uma plataforma gratuita que qualquer Instituição de Ensino Básico e Superior pode adotar”, conta.

De acordo com o diretor-geral da Agência de Tecnologia, Avelyno Medeiros, o objetivo principal desse sistema é resolver dificuldades dentro da Seduc. “Com a plataforma será possível entender os dilemas técnicos e práticos e a partir daí buscar diferentes tipos de solução através das tecnologias e ferramentas que o Google oferece gratuitamente, muitas funcionam até mesmo off-line”, disse.


Após a apresentação, a equipe da Secretaria Estadual de Educação do Piauí irá analisar o projeto e avaliar em quais setores pode ser aplicado. O Google For Education além de contar com serviços de email, armazenamento de arquivos e documentos ilimitado e videoconferência, pode monitorar todas as atividades do alunado dentro da plataforma, evitando cyberbullying, facilitando a elaboração de provas customizadas online, diminuindo seu tempo de entrega, gerando economia para o estado e ainda auxiliando o percurso de transportes escolares com aplicativos precisos de georreferenciamento.

Segundo Raul Ishikawa, todas essas ferramentas podem atuar de forma integrada. O acúmulo de dados e informações sobre os discentes também permite analisar afinidades e habilidades predizendo a área ou profissão que o estudante pode seguir. A tecnologia educacional já está sendo adotada nos estados de Santa Catarina, Pará, Paraíba e Rio Grande do Sul.

Ascom

Nenhum comentário: