17/02/2017

ATI capacita policiais para uso do aplicativo Salve Maria

Aplicativo será lançado dia 08 de Março.
Uma equipe técnica da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí – ATI apresentou o aplicativo Salve Maria, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), aos policiais civis, militares, delegados, comandantes, oficiais e soldados para que possam conhecer como funciona e como poderão atender as denúncias tão logo o aplicativo seja disponibilizado para a sociedade.

De acordo com o diretor técnico da ATI, David Amaral, a fase de testes internos do Salve Maria deve durar até o dia 02 de março. “Junto a Secretaria de Segurança nós convocamos os delegados responsáveis pelos doze territórios do Estado para que participassem desse treinamento, é um treinamento prévio, que ocorre antes do lançamento oficial. A partir de amanhã eles [policiais] terão acesso ao sistema de monitoramento e ao aplicativo, queremos que realizem testes em cada território, que o manuseiem, utilizem todos os recursos disponíveis e nos repassem qualquer problema ou dificuldade que surgir, qualquer sugestão de mudança no layout, na organização e distribuição dos chamados para que nossa equipe possa fazer as modificações, adequando o aplicativo à realidade desses territórios”, comentou.

A delegada Eugênia Villa, diretora de Gestão Interna da SSP-PI, revela que a necessidade de criação dessa ferramenta de combate ao feminicídio surgiu após a conclusão de um estudo feito pela Núcleo de Estudo e Pesquisa de Violência de Gênero da Secretaria de Segurança. “Percebemos que as mulheres assassinadas estavam sendo mortas em casa, com maior número de casos registrados no domingo à noite, com instrumento perfurocortante. O que chamou mais atenção é que nenhuma dessas 51 mulheres assassinadas procurou a polícia nenhuma vez na vida, quando ouvimos os vizinhos eles diziam que essas mulheres sofriam violência reiteradamente, então o aplicativo é para salvarmos vida, Salve de salvar e Maria porque a maioria das mulheres desse estudo tinham nome Maria, por isso Salve Maria”, explica.
O aplicativo receberá denúncia de dois modos, para tanto contará com o Botão do Pânico, que pode ser acionado com um toque em um botão na tela inicial e automaticamente a polícia receberá a denúncia com geolocalização de onde o crime ou agressão física esteja acontecendo. Também receberá denúncias onde a vítima, vizinhos, parentes ou desconhecidos possam descrever de maneira sigilosa, enviar arquivos de imagem e vídeo em um formulário fácil de ser preenchido.

Ascom

Nenhum comentário: