27/07/2016

Imprensa e Ministério Público firmam acordo sobre nova abordagem de pautas acerca do suicídio.


Em virtude do crescente índice de suicídios registrados em Parnaíba nos últimos meses, bem como a cobertura exacerbada de tais fatos na imprensa local, as promotoras de Justiça da Comarca de Parnaíba, Maria Socorro Nascimento Carlos da Cunha Silveira e Joselisse Nunes de Carvalho Costa, convocaram na manhã da última segunda-feira (25) representantes de alguns blogs de Parnaíba a fim de chegarem a um acordo sobre o tema. Conforme explanou a promotora Maria Socorro, deve-se evitar a divulgação de tais tragédias, pois estudos comprovam que a divulgação de notícias de auto-extermínio acaba servindo de estímulo e possível imitação do ato por pessoas que têm pensamento suicida.

Participaram da reunião representantes dos blogs Cotidiano de Parnaíba, Portal do Catita e Blog do Pessoa. Ficou acordado uma parceria entre o Ministério Público e a imprensa presente que a partir de agora a pauta será abordada de uma forma diferente, de forma a alertar a população a detectar uma pessoa com comportamento e intenção suicida e de que forma a vítima pode ser ajudada. Foi sugerida também a abordagem de temas que levem o público a auto-reflexão sobre a importância e o valor da vida, bem como a prevenção. Dessa forma, os blogueiros se comprometeram a não mais veicular reportagens sobre pessoas que tiraram a própria vida.
Carlson Pessoa propôs fomentar uma audiência pública na Câmara Municipal para se debater o tema e conforme adiantaram as promotoras, em breve especialistas da ONG Centro de Valorização da Vida (VCC), virão ao litoral promover ações com a imprensa da cidade. Outra reunião parecida como a de hoje será agenda futuramente com os demais profissionais de imprensa de Parnaíba.
 O editor do PC iria informar a seus parceiros donos de blogs em outras cidades da região para seguir na mesma pauta determinada na audiência pública.

Dr. Saul Mourão também participou da audiência no ministério público em Parnaíba. 


 Por Luzia Paula

Nenhum comentário: