06/10/2015

Ícone da história parnaibana, Moacir Cunha é homenageado


A Câmara Municipal de Parnaíba aprovou o Projeto de Lei Nº 4.037/2015, concedendo o título de Cidadão Parnaibano ao Sr. Moacir Rodrigues da Cunha, “in memoriam”, por seus relevantes serviços prestados a Parnaíba e à população. A homenagem foi proposta pelo vereador André Neves, também por sugestão do empresário Casé Neves.

Em outro Projeto de Lei, foi feita a modificação do nome da Rua 218, situada no bairro Conselheiro Alberto Silva, e que agora passou a se chamar Rua Moacir Cunha. As honraria foi entregue diretamente ao filho José Carlos Machado da Cunha. Posteriormente, ele demais familiares devem receber também o Título de Cidadão em nome de Moacir.


Quem foi Moacir Cunha

Maranhense da cidade de Brejo, filho de Manoel Jacinto da Cunha e Raimunda Rodrigues Cunha, Moacir nasceu em 1º de maio de 1908. Ainda jovem mudou-se para a então Parnahyba, no início dos anos 1920, tendo conseguido seu primeiro emprego como comerciário.

Tempos depois, tornou-se sócio de uma das maiores casas atacadistas da época, a R. Machado e Cia. Após o fim desta sociedade, Moacir levou a experiência adquirida na área do comércio para o ramo industrial, cirando a fábrica de sabão Estrela, localizada no bairro Bebedouro.

Já bastante conhecido por conta das atividades que desenvolvia, ingressou no serviço público nos anos 1970, a convite do governador, ocasião em que foi nomeado Diretor da Recebedoria de Rendas em Parnaíba. Ao longo da carreira, chegou a ocupar diversos outros postos de direção na Fazenda do Estado.

A ativa vida pública fez com que participasse de todos os movimentos em prol do desenvolvimento e de melhorias para Parnaíba, entre as quais, destacam-se a idealização e criação: da União Fênix Caixeiral; da Rádio Educadora, dos SESC, SESI e SENAC; da FIEPI, do Clube do Trabalhador, do Rotary Club; do Igara Clube, do Centro Cívico Municipal e do Campus Universitário da UFPI.

Foi ainda sócio do Clube Cassino 24 de Janeiro, Membro da Associação Comercial e fez parte da imprensa parnaibana. Amante de livros, defensor da cultura e dos valores nacionais. Nos anos 1980 mudou-se para a capital federal Brasília, mas retornou a Parnaíba diversas vezes para matar as saudades e rever os amigos.

Moacir faleceu em 02 de abril de 2001.

Daniel Saturnino
ASCOM vereador André Neves

Nenhum comentário: