29/09/2014

SENAI desenvolve cursos de formação profissional em Esperantina

Divulgação

O SENAI do Piauí, por meio do Centro de Unidades Móveis, vem aproximando jovens e adultos do município de Esperantina para o mundo do trabalho. Neste sentido, 49 alunos estão sendo qualificados em dois cursos de formação profissional que a instituição oferece através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Os alunos estão recebendo capacitação nos cursos de Eletricista Instalador Predial Baixa Tensão, e Instalador de Refrigeração de Climatização Doméstica, ambos com carga horária de 240 horas, divididas em módulos básico e específico. Além do apoio da prefeitura local, um dos fatores de relevância nessas ações é a parceria com os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) que poderão buscar nos bairros pessoas com deficiência para realizarem estes cursos.

Em Esperantina, por exemplo, o jovem Josimar Silva, de 20 anos, integra uma das turmas de alunos do curso de Eletricista Instalador Predial Baixa Tensão. Josimar é deficiente auditivo, mas com a assistência de uma tradutora realiza todas as tarefas práticas e teóricas. Para ele, é uma satisfação poder participar do curso juntamente com os demais. “Sinto-me como uma pessoa com as outras. Estou aqui para aprender e depois ir para o mercado doa trabalho com esta oportunidade que o SENAI me deu”, afirmou.

Conforme o Instrutor do curso, Luis Carlos, com os conhecimentos adquiridos, os alunos estão aptos a realizar instalação e manutenção elétrica predial de baixa tensão, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. “Com isso podem aplicar nas atividades da área de Instalações Prediais, com capacidade de planejamento e resolução de problemas”, afirmou Luis Carlos.
Realizados em um espaço central da cidade de Esperantina, os cursos proporcionam aos alunos um ambiente saudável como afirma o aluno Reginaldo da Silva Rodrigues, de 40 anos. “Aqui não tem como a gente deixar de aprender. Além das boas condições da estrutura do prédio, as instalações dos equipamentos são adequadas para o nosso aprendizado”, disse Reginaldo, acrescentando que está desempregado, mas com a nova profissão certamente logo estará no mercado de trabalho.

“Com esses cursos, a população economicamente ativa aumenta e proporciona ao município mais desenvolvimento. Como o mercado de trabalho está cada vez mais exigente quanto à qualificação profissional o curso de Refrigeração e Climatização é de suma importância. Dessa forma, todos os cursos oferecidos pelo SENAI visam promover um desenvolvimento pessoal e profissional para todos”, explica o Instrutor do curso de Refrigeração e Climatização, Antônio Júnior.

Segundo ele, os cursos realizados pelo SENAI através do PRONATEC são cursos que 
buscam atender a uma demanda de mercado, profissionalizando pessoas de 
menor poder aquisitivo, no entanto produtivos
.

JÂNIO HOLANDA – ASCOM/FIEPI

Nenhum comentário: