29/07/2014

Sesapi traça plano estadual de atenção Oncológica

Sesapi traça plano estadual de atenção Oncológica
Foto Marcio Sales - Sesapi
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí vai começar a operacionalizar em breve, um plano estadual de atenção oncológica, que tem como um dos objetivos, descentralizar os serviços de assistência e tratamento do Câncer no Piauí. Atualmente feito apenas em Teresina, o tratamento da doença chegará a pacientes das regiões de Parnaíba e Picos.
O plano contém toda a análise situacional sobre o câncer no Estado,  o organograma e as metas a serem concretizadas. O material foi apresentado na manhã desta terça-feira (29) ao secretário de saúde, Mirócles Veras, pela coordenadora estadual de atenção à Saúde da Mulher, Alzenir Moura Fé.
“Além da descentralização, o nosso maior objetivo é reduzir a mortalidade e a repercussão psicossocial do câncer no Estado”, explica a coordenadora.
Neste primeiro momento, os recursos serão definidos pela Comissão Intergestora Bipartite que, após apreciação e aprovação do plano, já formará o grupo condutor de implantação que deve ser integrado pela secretaria municipal de Picos e Parnaíba, secretaria estadual de saúde e um médico oncologista do Estado. A previsão é que, a partir de agosto, os serviços já estejam funcionando.
"Estamos buscando uma parceria, não só financeira com o Ministério da Saúde, para que esses serviços sejam oferecidos o quanto antes nessas regiões. Será um ganho para o paciente, já que todos precisam se deslocar para a capital em busca de tratamento", disse Mirócles Veras.

Por Flarreta Alves

Nenhum comentário: