18/06/2012

Produtores de milho reclamam de burocracia na entrega de grãos


Na manhã do último domingo (17) o deputado federal Júlio César (PSD) e Georgiano Neto, presidente do PSD Jovem, estiveram visitando o município de Conceição do Canindé, oportunidade em que conversaram com o prefeito Adriano Veloso (PTB), lideranças, pré-candidatos a vereadores, secretário municipal e representantes de entidades.
Durante o encontro foram feitas algumas reivindicações, dentre elas, a logística de entrega de grãos de milho feita pela Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB. Segundo o secretário de Agricultura do município, Valim, é necessário credenciar mais armazéns para a distribuição do milho, sob pena do custo desestimular o agricultor.
Atualmente, a distribuição vem sendo feita em Picos e segundo Valim, além do entrave da distância existe a burocracia, fator que leva o agricultor a ter duas despesas: o deslocamento para fazer o cadastramento e, após quinze dias, para buscar os grãos. “A burocracia é muito grande, temos que nos deslocar para Picos, precisamos de um armazém mais próximo para facilitar esse processo e evitar mais despesas”, explica.
Após ouvir a reinvindicação, Júlio César entrou em contato com o superintendente regional da CONAB, Alysson Pêgo, e propôs a possibilidade do órgão fazer uma espécie de convênio com as prefeituras para que a distribuições passem a serem feitas nos próprios municípios, para isso as prefeituras se responsabilizariam pelo local do armazenamento. “Nosso estado já está sendo castigado com a estiagem, não é justo que o pequeno agricultor tenha ainda mais despesas”, afirma o deputado.
De acordo com o prefeito Adriano Veloso há locais no município que poderão servir para o armazenamento de grãos. O superintendente da CONAB solicitou que fossem enviadas informações sobre os locais de armazenamento para posteriormente o órgão encaminhar técnicos para fazerem uma análise sobre a viabilidade de a distribuição ser no município.
Isolda Monteiro

Nenhum comentário: